terça-feira, novembro 12, 2013

A Primeira Pesquisa

Certamente estamos longe da corrida eleitoral de 2016. Ainda existem as eleições de meio de mandato, as midterms, no próximo ano, e além de tudo Obama ainda não completou seu primeiro ano do segundo termo. Mas os bastidores fervem. Os motivos são muitos. O Presidente não pode concorrer a mais uma reeleição e está vivendo um segundo mandato conturbado. Tudo isso adianta o cenário político de forma definitiva. Nos dois partidos existe uma movimentação acima do normal.

Dentro desta dinâmica, saiu a primeira pesquisa. Os dois candidatos escolhidos foram Hillary Clinton e Chris Christie. A democrata aparece com 44 pontos e Christie com 34. Esta é uma ótima notícia para o Governador de New Jersey. Clinton foi primeira-dama, disputou primárias acirradas com Barack Obama e foi Secretária de Estado. É uma figura conhecida nacional e internacionalmente. Possui um claro recall de outras campanhas e carrega o Partido Democrata. Christie é apenas o Governador reeleito do estado de New Jersey.

Dentro dos partidos os dois possuem momentos distintos. Hillary é lembrada como a candidata natural por 66% dos democratas. No lado republicano, Christie é o preferido por 32%. Mas aqui vale o mesmo raciocínio. Hillary participou de uma primária, possui estrutura partidária espalhada pelo país e uma máquina intensa. Christie não possui esta estrutura ou peso partidário, muito pelo contrário, sofre resistência de setores conservadores.

Os republicanos ainda estão divididos. Antes do impulso da reeleição, o Governador de New Jersey dividia com outras estrelas do partido a mesma preferência, todos na faixa dos 15%. Hoje, Christie subiu a um outro patamar. Provavelmente disputará a indicação do partido com o senador libertário Rand Paul, o candidato a vice de Romney, Paul Ryan, o ex-governador Jeb Bush, o senador conservador texano Ted Cruz e o senador pela Flórida Marco Rubio. Estes são os nomes mais cotados.

A pesquisa mostra aquilo que era esperado. Christie tem muito potencial para crescer. Larga muito bem e surpreendentemente dentro do partido republicano já consegue distanciar-se dos outros candidatos. Enquanto Hillary possui um claro teto, Christie mostra que larga bem e pode ultrapassá-la. Será difícil para os conservadores republicanos evitarem sua candidatura, que aos poucos começa a surgir como um caminho natural.

Nenhum comentário: