sexta-feira, novembro 29, 2013

Biden, o Articulador

A chapa Barack Obama-Joe Biden parece ter sido inspirada em uma dupla democrata do passado: Kennedy-Johnson. Obama, assim como Kennedy, era um Senador sem experiência no executivo. Biden um Senador de longa tradição no Congresso, assim como o poderoso Lyndon Johnson, que conduziu de forma hábil e implacável a Câmara Alta dos Estados Unidos.

Biden, apesar da habilidade política, possui uma liderança bem menos visceral do que Lyndon Johnson. Soube até aqui exercer o cargo de vice com muita naturalidade. A relação entre ele e Obama é boa e Biden é consultado em muitos assuntos pelo Presidente. Muito diferente da relação tensa entre Kennedy e Johnson. O vice texano foi claramente deixado em um segundo plano pelo Presidente. Sem poderes, LBJ sentia falta do comando do Senado. Robert Kennedy nunca se referiu a Johnson como Presidente, mesmo depois do assassinato de seu irmão.

O vice atual, entretanto, possui uma qualidade que falta em Obama: o diálogo. Se o Presidente fosse Joe Biden não veríamos tamanhos desacertos entre a Casa Branca e o Capitólio e a governabilidade, mantida hoje pela força das instituições, seria garantida pelo exercício do saudável jogo político. Sobra no vice uma qualidade essencial: ele conhece os corredores do Capitólio.

Biden conhece tão bem o jogo político que está disposto a almejar a cadeira de Obama. Ele tem feito as primeiras ligações, colhendo os primeiros apoios nos estados das primeiras primárias: Iowa, Carolina do Sul, New Hampshire e mais alguns. Sem Hillary no páreo, Biden é o preferido dos democratas com 43%. Quando ela entra no jogo, colhe 63% contra 12% do atual vice.

Clinton escolheu pessoalmente Biden para ser o vice de Obama. É seu homem de confiança. Biden pode estar na disputa para vencer, mas também para dissuadir os eventuais oponentes de Hillary ou mesmo para continuar sendo vice. Com mais espaço, ele pode ser sempre um articulador político hábil e talvez um político que a América valorizaria como Presidente dos dias de hoje.

Nenhum comentário: