quarta-feira, novembro 27, 2013

Dianteira Republicana

Os republicanos certamente não constituem o grupo mais amado na política americana. Tampouco os democratas, mas as pesquisas liberadas ontem mostram uma tendência do eleitorado. Enquanto no passado o partido de Obama mantinha uma sólida dianteira de oito pontos e o Presidente brigava com o Congresso para implementar o Obamacare, tudo parecia bem. Entretanto, o cenário se modificou.

Os rumos são outros precisamente pelo desgaste de Obama, que vem se alastrando pelos candidatos do partido democrata ao Congresso no próximo ano de forma consistente. Na política existe uma demora natural para sedimentação de alguns acontecimentos, ou seja, o público, em diversas camadas sociais, demora um tempo até assimilar um acontecimento. No caso dos democratas, o efeito Obama está batendo em suas portas neste momento.

O desgaste do Presidente vem embalado pelos problemas de implementação do sistema de saúde, o Obamacare. A falta de funcionalidade do site e a acusação de que o Presidente mentiu ao dizer que aqueles que desejassem poderiam manter seus planos, tem feito mal não só a imagem dele, como aos seus candidatos ao parlamento.

Hoje, os republicanos, que possuem maioria de 17 cadeiras na Câmara, passaram a frente dos democratas para as sondagens em relação a eleição congressual do próximo ano. O GOP passou para 49%, contra 47% dos democratas. Esta pesquisa é interessante porque é realizada dentro dos distritos, buscando a opção partidária para a eleição parlamentar de 2014.

Existe um movimento. Apesar de os republicanos estarem errando bastante, Obama erra mais e melhor. As pesquisas mostram isso. Se esta tendência se consolidar, Obama seguirá refém de uma Câmara republicana pelos dois últimos anos de seu mandato. Será o fim real de seu governo.

Nenhum comentário: