terça-feira, junho 19, 2018

A Língua Afiada de Ciro

A polêmica em torno de Ciro Gomes torna-se cada vez maior. Seus ataques já atingiram vários nomes da política nacional. Desta vez, a vítima foi Fernando Holiday, vereador pelo DEM em São Paulo e um dos líderes do MBL. Ciro chamou Holiday de "capitãozinho do mato".

Capitão do mato era como se chamavam os serviçais de uma fazenda ou feitoria encarregados da captura de escravos fugitivos. A comparação foi infeliz. Não somente porque Fernando Holiday é negro, mas porque é um golpe abaixo da linha da cintura, que não leva em conta as ideias ou mesmo a atuação do parlamentar. Ciro mira no ataque pessoal com o objetivo de desconstruir Holiday.

O fato concreto é simples. Se Ciro Gomes continuar a desferir golpes a esmo, verá mais uma vez sua candidatura presidencial ser abatida, pelos seus próprios erros. O tipo de verborragia que produz é ofensiva e não agrada o eleitorado, por ser vazia e sem direção.

Hoje, Ciro paira entre 8% e 10% das intenções de voto e sonha em ser o candidato único das esquerdas, apoiado por alguns partidos do chamado "centro". Sua tática esbarra no PT, que está pronto para marchar unido nas eleições presidenciais deste ano com candidato próprio, até como estratégia de sobrevivência política. O centro tampouco deve marchar ao seu lado, unindo-se provavelmente em torno em Álvaro Dias ou Geraldo Alckmin.

Mestre das polêmicas, Ciro deve aprender a dosar a língua, pois aquilo que acredita ser sua maior fortaleza, é também sua maior fraqueza. Assim, não chegará a lugar algum.

Nenhum comentário: