sexta-feira, junho 22, 2018

Fora da Agenda

O Presidente Michel Temer tem apreço pelos encontros informais, algo muito comum na política. Entretanto, depois da gravação realizada por Joesley Batista, que decretou o começo do fim do governo, convenhamos que deveria haver mais zelo com a marcação de reuniões fora da agenda.

Na noite de ontem encontraram-se na residência oficial do Presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, senador Aécio Neves e o presidente Michel Temer. A reunião, que não constava da agenda pública de nenhum deles, acabou descoberta pela imprensa da capital.

A reunião tratou de sucessão e da tentativa de formação de um bloco de centro. Sabemos que Rodrigo Maia na verdade é candidato a renovar seu mandato de Presidente da Câmara, necessitando para isso de uma recondução a deputado pelo Rio de Janeiro. Diante das fracas votações obtidas no passado, o balão de ensaio da pré-candidatura presidencial fortalece seu nome em suas bases eleitorais. Aécio Neves flerta com o Senado, mas diante do cenário, se contentaria com uma vaga na Câmara. Michel Temer tem encontros marcados com a justiça a partir de janeiro.

Os pré-candidatos de DEM, MDB e PSDB ainda não empolgaram os eleitores. A soma não bate em 10%, considerando que dois deles habitam o território dos 1% de intenção de votos.

Uma certeza fica clara. Enquanto Bolsonaro dispara nas pesquisas, na reunião do chamado "centro", ainda sobra poder, mas falta o essencial para a sobrevivência política: votos.

Nenhum comentário: