quarta-feira, junho 13, 2018

Passeio Vermelho

Se o chamado "centro político" enfrenta problemas para emplacar um candidato competitivo, a tarefa tem se tornado mais difícil na medida que são fechados os palanques estaduais. Nenhum deles, entretanto, gera mais preocupações do que a Bahia.

Por lá, a desistência de ACM Neto em concorrer ao governo deixou os aliados políticos em pânico. O prefeito de Salvador pontuava bem nas pesquisas, com números acima dos 40%. Existia a certeza que passaria ao segundo turno, onde provavelmente disputaria na reta final com o atual governador petista Rui Costa. A presença dele na disputa era a certeza que o centro encontraria um palanque sólido na Bahia, quarto colégio eleitoral do país. Um estado estratégico.

Sem ACM Neto na disputa, o campo se abriu para o PT, que deve fazer barba, cabelo e bigode. Rui Costa pontua acima dos 60% e deve faturar o governo com facilidade ainda no primeiro turno. Para o Senado, Jaques Wagner, que fincou a bandeira do petismo na Bahia destronando o "carlismo", tem assegurada uma das vagas, chegando em algumas pesquisas a pontuar raspando nos 70%. O jogo está de tal forma nas mãos do PT, que o partido deve escolher quem será o segundo Senador eleito pela chapa: Lídice da Mata, do PSB ou algum indicado pelo PSD. A acomodação de uma candidatura nacional pode ajudar nesta decisão.

Isto pode levar a reflexos no plano nacional. Sem adversários, o petismo deve abrir larga vantagem de votos na Bahia, uma vez que as campanhas para Governador e Presidente ocorreriam de forma casada. A eleição de Rui Costa e Jaques Wagner tende a ajudar muito uma candidatura petista nacional.

Enquanto isso, os opositores enxergarão mais um passeio vermelho na Bahia. A falta de um palanque forte no estado atinge Alckmin, mas também todos aqueles que contavam pelo menos em disputar os votos dos baianos, que agora já tem destino.

Na terra de Jorge Amado, o PT alcançará sua quarta vitória seguida. Todas no primeiro turno.

Nenhum comentário: