terça-feira, setembro 04, 2018

Velha Política

Geraldo Alckmin segue a cartilha das campanhas tradicionais do Brasil nos seus programas e inserções no horário eleitoral gratuito. Nada diferente do esperado, afinal o ex-Governador de São Paulo prefere perder no terreno conhecido do que aventurar-se em mares nunca dante navegados.

Seus programas são os mesmos que os tucanos vem produzindo em várias eleições. Alckmin mais uma vez acredita estar concorrendo a um novo mandato para governar São Paulo. Não explora a emoção, sem atingir diretamente o eleitor. Uma estratégia que funcionou várias vezes em seu estado, mas deixou a desejar sempre que os tucanos enfrentaram adversários de peso no ringue nacional.

Os ataques na direção de Bolsonaro erraram o tom. Tentam desconstruir a imagem em diferentes peças. O resultado, porém, é duvidoso. Entre seus apoiadores, Alckmin "lacrou", mas na frente que realmente importa, que seria atingir os eleitores de Bolsonaro, o resultado pode ser o oposto. Na peça que se inspira em uma campanha inglesa sobre desarmamento, os tucanos falam para si mesmos, longe de converter qualquer voto. Atacam o oponente com seu próprio discurso, seu maior trunfo. Como peça de propaganda, pode até ganhar prêmios, mas como instrumento de campanha, é de efetividade duvidosa. Leva o debate para o terreno de seu oponente.

Entretanto é na segunda peça que Alckmin realmente perde a mão. A edição de vídeos da maneira que foi realizada, mais uma vez "lacra" na sua base, mas gera revolta no voto consolidado do oponente. O tucano já é o candidato com maior rejeição e este tipo de comercial somente faz com que esta realidade se consolide nos votos que hoje está buscando.

Repito que esta campanha é diferente das anteriores, fechando um ciclo de três décadas da política brasileira. Aqueles que seguirem a cartilha tradicional, estarão em descompasso com o desejo do eleitor. Uma eleição particular, como a que estamos vivendo, precisa de estratégias novas e diálogo direto com o eleitor. Tudo que falta na campanha do tucano.

Nenhum comentário: