quinta-feira, junho 14, 2007

As palavras do Rei

Este foi o homem chave da Transição, Don Juan Carlos I, Rei da Espanha. Estou certo do protagonismo de muitos outros, como Fraga, Suarez ou González. Entretanto, o Rei foi o elo que manteve a sociedade espanhola unida durante o delicado período entre a morte do caudilho, Franco, e a consolidação democrática.

Assim, quando o país comemora 30 anos das suas primeiras eleições democráticas, o recado não poderia ser dado por alguém com maior compromisso democrático que o Rei.

Don Juan Carlos, durantes suas palavras frente as "Cortes Generales", na data de hoje, foi claro em três pontos: combate ao terrorismo, respeito perante a Constituição e respeito ao legado da Transição. Este ponto é fundamental, ou seja, a disposição para o diálogo, ou seja, a existência de "uma ponte" entre a esquerda e a direita, algo que sempre tenho defendido e acredito estar perdida desde a chegada de Zapatero na Presidência do PSOE, ainda no governo Aznar.

As palavras do Rei devem ser ouvidas com atenção. Sinto não estar em Madrid para escutá-las com admiração na sessão do Congresso.

Nenhum comentário: