sábado, maio 23, 2020

Era das Incertezas

A pandemia mexeu com as estruturas conhecidas por nossa geração. O impacto que teremos diante de nós afetará a economia, mas também as relações sociais, a importância da tecnologia na vida das pessoas, além de claros desdobramentos políticos. Certamente viveremos em um mundo diferente e a era das incertezas tornou-se uma dura realidade com a qual precisamos lidar.

Chegou o momento de tentar entender estas mudanças e se antecipar ao que está por vir. O grau destas transformações passa certamente pela extensão e profundidade da pandemia. Este ainda é o ponto central e mais importante de todas as mudanças que estamos vivenciando neste momento. Na medida que as restrições e impactos tornarem-se mais duros, mais profundas serão as mudanças que deverão ser encaradas diante do que convencionou-se chamar de “novo normal”.

Este freio de arrumação chega exatamente no momento em que o mundo vivia uma situação de excepcional prosperidade, similar ao início do século passado, marcado pela Belle Époque, inovações tecnológicas, com desdobramentos nas comunicações, energia e transportes, além de movimentos culturais, como o surgimento do cinema. Tudo isso em um período de paz, sem guerras, assentados em estruturas de poder definidas.

Assim como no passado, o presente parecia inabalável até a chegada de um vírus vindo de Wuhan ou um tiro nas ruas de Sarajevo que acabou por tirar a vida de um Arquiduque. Fato é que ambos acontecimentos tem o condão da responsabilidade em mudar as estruturas do mundo em que vivemos. Os desdobramentos de ambos tem o poder de redesenhar a ordem geopolítica mundial.

Isto ocorre porque para além das conquistas da humanidade, estamos diante do enfrentamento de misérias que também desafiam as estruturas de poder. Hoje, muitos estão além dos benefícios da globalização, onde as liberdades e a democracia não chegam. No passado, a pobreza, fluxos migratórios e pressões trabalhistas acenderam as insatisfações.

Este movimento, tanto hoje, como no início do século passado, faz com que ressurjam nacionalismos e populismos que, ao rejeitar a integração, penetram na política afetando suas estruturas. Ao se alimentar de conflitos, realizam sua manutenção no poder, mas ao custo de quebra do equilíbrio geopolítico conhecido.

No comércio, que vivenciava um período de abrandamento de fronteiras e barreiras, parece ser inevitável um processo de desaceleração. Na economia, é preciso ainda entender o enorme impacto da diminuição da importância do petróleo como elemento essencial do desenvolvimento e os desdobramentos que isto pode causar no sistema financeiro internacional.

Vivemos um período de incertezas. A única certeza, entretanto, é que as mudanças serão mais profundas e agudas na medida que as limitações se alongarem. Este freio de arrumação proporciona reorganizar prioridades, repensar direções e trabalhar pela chegada de um novo e ponderado equilíbrio de poder. Um novo mundo se avizinha.

Nenhum comentário: