quarta-feira, novembro 18, 2009

Os Movimentos de Aécio

A estratégia já está em curso há algum tempo. Aécio movimenta-se na tentativa de viabilizar seu nome como candidato dentro do PSDB. Na tentativa de barrar a candidatura de Serra, que alcança sólidos 40% das intenções de voto, o Governador de Minas optou por uma estratégia peculiar. Ele tenta mostrar-se agregador, podendo ampliar a aliança para além de PSDB, DEM e PPS. Aécio acha que uma grande frente em torno de seu nome seria a forma de evitar uma eleição plebiscitária e atingir no âmago a estratégia eleitoral petista.

É preciso, contudo, avaliar até que ponto sua estratégia é passível de vitória ou se a oposição pode estar sendo tragada para uma armadilha criada pelas hostes governistas.

Enquanto isso, Aécio colhe a simpatia de empresários, políticos e até da imprensa. Carlos Lupi do PDT é sensível em torno da candidatura do Governador de Minas. Hélio Costa, ministro de Lula pelo PMDB mineiro, também, e até o presidente do PSDB declarou que acha Aécio mais agregador. Isso sem falar em parte do DEM e no suposto receio de Lula, que teria declarado: "Se o Aécio for o nome do PSDB mesmo, ele bagunça a base governista". Até Ciro Gomes, sempre beligerante e inflexível, diz que desistiria de sua candidatura em favor de Aécio.

Como vemos, Aécio tem colhido apoios de diferentes lados ultimamente. Eles surgem inclusive da base governista, que apesar de estar fechada com Dilma, flerta com o Governador mineiro, incluindo o grande desafeto dos tucanos, Ciro Gomes. Na realidade, diferentemente de Serra, Aécio não representa risco de ruptura para os grupos políticos. Este é seu grande trunfo, mas também é a debilidade que pode comprometer um futuro governo seu. O contrário serve para Serra.

Entretanto, em razão disso, não deixam de surgir rumores que Aécio, no afã de viabilizar-se como candidato tucano, esteja abrindo um perigoso flanco para que o governo desestabilize o projeto da oposição.

A linha que separa ambas possibilidades é muito tênue e Aécio deve transitá-la com muito cuidado, sob pena de rachar o PSDB, como fez Geraldo Alckmin em 2006, e colocar o projeto dos tucanos em risco.

Um comentário:

Mário Andrade Câmara disse...

O Aécio é mineiro... poder ter seus rompantes, mas sabe que pelas beiradas, devagarzinho, come-se todo o queijo.