terça-feira, novembro 24, 2009

A Pesquisa CNT/Sensus

Pesquisas precisam ser olhadas com cuidado e profundidade. Seus números escondem, muitas vezes, informações valiosas que podem ser extremamente importantes em uma campanha eleitoral.

A pesquisa CNT/Sensus trouxe informações importantes. Primeiro é preciso avaliar os cenários. Serra (31,8%), Dilma (21,7%), Ciro (17,5%) e Marina (5,9%). Este é o principal cenário pré-eleitoral até o momento. Constata-se que Ciro Gomes estabilizou seus números perto daqueles atingidos por Dilma e que Marina, depois do fato novo, o lançamento de seu nome, ainda patina em patamares por volta de 5%.

Entretanto, se colocarmos Aécio no lugar de Serra, Dilma não assume a ponta. Ela mantém o segundo lugar e Ciro Gomes pula na frente, herdando muitos eleitores do Governador paulista: Ciro (25%), Dilma (21,3%), Aécio (14,7%), Marina (7,3%).

Vemos, portanto, que uma faixa do eleitorado flutua entre Ciro e Serra e que a saída deste da disputa não favorece a segunda colocada, impulsionando exatamente aquele que estava em terceiro lugar. Já Aécio, apesar da fama de agregador, não consegue manter o patamar de Serra. Se poderá reverter durante a campanha, é outra história.

Um terceiro cenário foi testado sem Ciro Gomes: Serra (40,5%), Dilma (23,5%) e Marina (8,1%). Segue a mesma lógica. Dilma não é diretamente beneficiada com a saída de Ciro e seus eleitores tendem, na sua maioria, a apoiar José Serra.

Mais um dado interessante. 20,1% dos entrevistados disseram que o candidato indicado por Lula seria o único em que votariam. Este patamar assemelha-se as intenções de voto obtidas por Dilma em todos os cenários testados. Ou seja, Dilma ainda não estourou a bolha dos 20%, estando circunscrita ao voto lulista. Resta saber se, conhecida pelo resto do eleitorado, poderá, por méritos próprios ainda avançar.

Um comentário:

thiagomiota disse...

Por enquanto a coisa vai esquentando. Quando começar de verdade, com horário eleitoral, veremos o poder de Lula. Infelizmente a oposição ainda não percebeu esse perigo.