terça-feira, novembro 17, 2009

Jogo Perigoso

O contato político estabelecido entre Aécio Neves e Ciro Gomes está cheio de significados e articulações internas. Ciro é ex-tucano e nutre um ardente desprezo pelos antigos companheiros de partido, especialmente aqueles que gravitam dentro do núcleo paulista do partido, liderado por Serra, seu desafeto.

Mesmo assim, a chegada de Ciro a Belo Horizonte traz um novo fator. Em primeiro plano tudo sugere que o governador de Minas Gerais tenta ampliar um leque de apoios, que evidencia Aécio como um líder agregador e facilitador de uma grande frente em torno de seu nome.

Ficam, no entanto, questões no ar, caso um acordo fosse viabilizado. Se Aécio for o candidato do PSDB, deve-se perguntar como reagiria Ciro Gomes, um dos mais contundentes críticos dos tucanos, no sentido de equilibrar o discurso entre FHC e Lula.

Este, no entanto, não é o maior obstáculo a ser transposto. Nesta mesma hipótese, Ciro Gomes, que na impossibilidade de sair candidato a Presidente, disputaria o governo de São Paulo, o faria contra seu maior desafeto, José Serra, o principal nome do partido de Aécio.

Mas os questionamentos são ainda mais profundos e a aproximação de Aécio com cardeais governistas, mesmo que no intuito de construir uma candidatura mais agregadora, pode gerar efeitos negativos em seu próprio ninho tucano.

Nenhum comentário: