segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Pré-Candidata

Dilma Rousseff foi ungida formalmente a pré-candidata do PT para as eleições presidenciais. Ao seu lado estava Michel Temer, do PMDB, que deseja embarcar no projeto de Lula.

Ela agora está vivendo o que chamamos em política, de um "momentum", ou seja, embalada pelas pesquisas eleitorais e pelas viagens ao lado de Lula para reforçar seu nome, chegou como imaginava para o Congresso do PT, na casa dos 25%.

No caso da ministra, o embalo será maior e seu nome deve se mover para cima nas pesquisas em função do espaço ocupado na mídia pelo Congresso petista e por sua exposição nas revistas semanais. Os jornais ajudam, pois também deram ampla cobertura ao evento de lançamento de sua pré-candidatura. Assim, em várias frentes seu nome se consolida de forma conhecida, sempre acompanhada da presença de Lula, seu fiador na empreitada.

Dilma rompeu os 20%, percentual de transferência automática de Lula, chegando aos 25%. Segue o script e a exposição deste final de semana deve empurrá-la para algo perto dos 30%. Se a oposição deseja frear seu crescimento, precisa criar fatos e ocupar a mídia. Sua falha neste aspecto, rende a Dilma números mais robustos.

Passado o momento, ela precisará mostrar musculatura própria e manter seu índice acima dos 30%, sem ajuda do cargo, do qual deve se afastar compulsoriamente, e ainda sem a exposição de candidata. Será seu momento de prova.

Nenhum comentário: