quinta-feira, agosto 22, 2013

Aécio, Serra e a Terceira-Via

Muitos acreditam que a oposição realmente tem uma chance nas eleições presidenciais do próximo ano. Cada vez que digo que as coisas não bem assim, as pessoas se decepcionam. Falam das manifestações, da queda na popularidade de Dilma e do julgamento do Mensalão. Sempre lembro, contudo, que a ciência de uma eleição vai muito além deste quadrante.

Dilma ou o candidato do PT continua a ser o favorito. A equação é simples. Possuem controle da máquina governamental e da liberação de verbas e emendas parlamentares. O PT continua com seu eleitorado fiel que empurra seu candidato para o segundo turno. Não esqueçamos dos programas de transferência de renda.

A oposição está rachada. Aécio despontava como nome de consenso entre os tucanos. Eis que surge, como sempre, José Serra. O paulista já está em plena ação partidária contra o mineiro. Mas Aécio tem as características dos políticos mineiros e pouco a pouco poderá colocar Serra no bolso. O paulista já flerta com o PPS para sair candidato ao Planalto, ou como sugere-se no ninho tucano, pleitear uma vaga no Senado por São Paulo. Coisa que não lhe agrada.

Marina tem enfrentado problemas para legalizar sua "Rede" em tempo hábil para disputar a eleição. Por isso, o PPS também flerta com ela. Marina tem um grande potencial de votos e pode desequilibrar esta eleição, caso não vença, pois possui chances reais.

O fato é que as manifestações mostraram a necessidade de uma terceira-via dentro do duopólio PT-PSDB. Marina entendeu isso e tenta vender-se como o novo, até agora com bastante êxito, mas o jogo ainda vai começar. Joaquim Barbosa poderia entrar no tabuleiro, mas seu temperamento joga contra si e em uma campanha isto vale muito, como bem lembra Ciro Gomes.

O fato é que o PSDB, para não perder terreno, precisa arrumar a cozinha. Serra, que tenta bagunçá-la, não ajuda o partido. Aécio, o mineiro, já se movimenta com possíveis aliados fora do PSDB e costura alianças em palanques regionais - faz política de articulação nos bastidores.

O PT virá forte. Marina tentará encarnar a terceira-via. Aécio tem ao seu dispor sua habilidade política. A partir daí o cenário de 2014 começa a ser desenhado.

Nenhum comentário: