terça-feira, janeiro 21, 2014

A Recuperação de Christie

Enquanto Chris Christie toma posse para seu segundo mandato como Governador de New Jersey, as especulações sobre a crise política que ronda sua imagem continuam. A campanha contra Christie tem sido intensa, especialmente pela imprensa especializada em política, entretanto isto não tem se traduzido em desgaste real de sua imagem frente ao eleitor.

Dos 18% que acompanharam as denúncias de uso político do fechamento de faixas da ponte George Washington, 60% disseram que sua opinião sobre o Governador não mudou. Vejam bem, estes números são nacionais. Em Washington ou New Jersey, aqui do lado, o assunto teve forte repercussão inicial, mas no resto dos Estados Unidos a história não tem o mesmo impacto.

Apesar do desgaste em seu estado, Christie ainda tem uma vantagem confortável. Sua aprovação desceu de 74% para 55%. Vemos que mesmo com a queda, no pior momento, o Governador ainda tem folgada aprovação. Estes números tendem a se acomodar e subir logo depois que o assunto perder força. É bom que lembrar que, no Brasil, os números de Dilma caíram durante as manifestações, mas depois subiram aos patamares anteriores meses após tudo se acomodar. É a ordem natural na política em situações como esta.

Logicamente, esta análise esta balizada no que vivemos até aqui, ou seja, considero que nenhum fato novo venha balançar a situação. Se algo novo acontecer envolvendo diretamente Christie, aí sim seus números podem entrar em sinal de alerta. Caso contrário, ele tende a vencer a crise.

Lembremos que também New Jersey, assim como Illinois (de onde veio Obama) não é o local onde é praticada a política, digamos, mais limpa dos Estados Unidos, logo a recuperação regional é mais rápida que na média. Logo, reerguendo-se regionalmente e sem o impacto nacional da crise política, o Governador tende a se levantar em tempo de enfrentar as primárias presidenciais. Os ataques promovidos pelos democratas, que culminaram neste episódio mostram que Christie é visto como um verdadeiro adversário. De certa forma, a campanha presidencial já começou.

Nenhum comentário: