domingo, fevereiro 25, 2007

Acto Popular

A Espanha terá eleições autonômicas no dia 27 de maio e os partidos já estão a pleno vapor em campanha.

O Partido Popular (www.pp.es) realizou uma cerimônia com seus eleitores neste domingo em Madrid para apresentar suas propostas. A idéia dos Populares é possuir uma proposta de linhas gerais uniformes em todas as Comunidades Autônomas.

Dentre os líderes de maior visibilidade, falaram no evento, Alberto Ruiz-Gallardón, prefeito de Madrid, Esperanza Aguirre, Presidenta da Comunidade Autônoma de Madrid e Mariano Rajoy, líder e Presidente Nacional dos Populares.

O que mais me impressionou foram os vídeos de alta-qualidade e impacto produzidos pelo PP. Realmente emocionam. Não é a toa que o Partido Popular, refundado em 1989, hoje conta com mais de 700.000 filiados. É o maior partido da Espanha.

O Brasil, apesar da qualidade das campanhas ainda pode aprimorar. Vejam o fundo, com correligionários, ao contrário da enfadonha mesa com líderanças políticas que temos em nosso País. Dá sensação de próximidade do eleitor com o líder. Estes sentam com público. Ponto para os espanhóis.

Não é a toa que os liderais-conservadores espanhóis criaram o maior partido do país e atraíram os eleitores do centro-político. Souberam fazer oposição e venceram em 1996 e 2000 baseados em propostas claras. Coisa que falta aos liberais-conservadores brasileiros (se é que ainda sobrou algum). A tríade líder-idéia-partido ainda não deve ter chegado ao conhecimento da direita brasileira, pois parece que só o PT aprendeu e chegou lá. Vejam o PP espanhol!

"A alternativa do Partido Popular", segundo Rajoy. "Hay Programa - 680 Propuestas para Mejorar Tu Vida" foi lançado. Ótimo formato. Um programa objetivo sem ser enfadonho. Vale a pena conferir na página do Partido Popular.

Nenhum comentário: