domingo, fevereiro 25, 2007

Manifestação em Madrid

Neste sábado, Madrid novamente se mobilizou contra o terrorismo. Apenas poucas semanas depois de duas manifestações contra o ataque do ETA ao terminal 4 do aeroporto de Barajas, a comunidade madrilenha voltou às ruas.

A Plaza de Colón, como de costume, foi o ponto de encontro. Esta manifestação foi convocada pela Associação de Vítimas do Terrorismo (www.avt.es). Caminhando pela tarde de Madrid, por entre os turistas que tiravam fotos pela Castellana, cheguei ao local da manifestação.

A aglomeração era bem menor do que há duas semanas, mas mesmo assim significativa.

Há uma polêmica atualmente na Espanha sobre o cumprimento integral da pena pelo membro do ETA Iñaki de Juana Chaos. O Tribunal Supremo baixou sua pena de 12 anos e meio para três anos. Ele é responsável pela morte de 25 pessoas. Entretanto, a idéia era deixar claro que a manifestação não era contra o Tribunal Supremo, mas em homenagem as vítimas.

A Comunidad de Madrid estimou a presença de 110.000 pessoas na manifestação.

É incrível a capacidade de mobilização dos madrilenhos.

Nos cartazes se lia "Memoria, Dignidad y Justicia", "Zapatero. ¿Quién está detrás del 11-M?", "Por la libertad exigimos Justicia", "Cumplimiento íntegro de penas", "En mi nombre no negocies con asesinos-ETA". As bandeiras espanholas eram incontáveis.

Se pudessemos aprender um pouco de cidadania com os espanhóis, já estava bom.

Nenhum comentário: