terça-feira, dezembro 11, 2007

Dimitri Medvedev. O nome de Putin para governar a Rússia

(de Casablanca, Marrocos). Finalmente Putin escolheu o nome que representará seu grupo político nas eleições de 2 de março. Será Dimitri Medvedev.

Pode-se dizer que o nome do atual vice-primeiro ministro foi recebido com surpresa por uns e com naturalidade por outros. Explico. Especulava-se que Putin buscaria um nome fraco para ocupar a Presidência, enquanto prepararia sua volta – isto facilitaria enormemente o processo. Neste sentido o nome de Medvenev é uma surpresa, pois é um nome forte. Mas se de um lado as coisas são vistas desta forma, de outra, seu nome é encarado também como uma opção natural, já que era um dos dois principais colaboradores de Putin, juntamente com Ivanov.

Medvenev é de S. Petesburgo, ou seja, faz parte do grupo fiel a Putin e tem a mesma origem geográfica que o Presidente. Entretanto, Medvenev nunca fez parte dos quadros da KGB ou da sucessora, FSB, não sendo desta forma um silovoki puro, ou seja, o grupo oriundo dos serviços de inteligência que mantém o controle sobre a Rússia atualmente.

Com 42 anos, Medvenev é um nome com muito mais futuro que passado na política russa. Sua escolha, portanto, mostra o alto grau de confiança que Putin coloca em seu aliado. Naturalmente Medvenev já sugeriu o nome de Putin como Primeiro-Ministro se vencer as eleições. A avalassadora vitória do partido de Putin, “Rússia Unida”, nas eleições mostrou o peso da liderança do atual Presidente, que encabeçou as listas.

Finalmente a política russa começa a tomar os contornos idealizados por Putin. Os movimentos iniciados já fornecem uma idéia mas clara do que virá. Medvenev como Presidente, Putin como Primeiro-Ministro. Este é o caminho que seguirá a Rússia, pelo menos no curto prazo. Uma inversão destes papéis no futuro não pode ser descartada.

Nenhum comentário: