quarta-feira, dezembro 19, 2007

Putin, a Personalidade do Ano

Pois a Time divulgou hoje sua escolha para a Pesonalidade do Ano de 2007. O Presidente (e provável) futuro Primeiro-Ministro da Rússia, Vladimir Putin, foi o eleito.

A escolha é polêmica, ainda mais considerando que os outros candidatos eram nomes de peso, como Al Gore.

Enfim, Putin foi escolhido pela sua enorme capacidade de fornecer estabilidade para seu país quando este mais necessitava. Vale lembrar, entretanto, o alto custo desta estabilidade, como falta de liberdade de expressão e diria até várias liberdades civis.

Mas se abrir mão das liberdades para obter estabilidade é o que conta, Putin tem o que comemorar, pois aos poucos se torna o novo Czar russo.

Mas prefiro ficar com Hayek e todos os pensadores liberais. Nada justifica a ausência da liberdade. E para terminar, uma pequena frase de Benjamin Franklin, talvez esquecida por aí..

"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança".

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente post professor Márcio.
Realmente ele é um mito. Conseguiu colocar ordem na bagunça am que se transfromou a Russia. No entanto, concordo contigo, nada justifica a perda de liberdade!