quinta-feira, maio 28, 2009

Aproximação entre Síria e EUA?

Mesmo com a renovação das sanções norte-americanas em relação a Síria, dois emissários, os parlamentares Ted Kaufman e Tim Walz estão em Damasco e conversam com o presidente Bashar al-Assad.

Este novo capítulo das relações sírias com os americanos merece muita atenção. Desde a posse de Obama os EUA tendem a uma aproximação maior com o mundo árabe, indo além das fronteiras dos tradicionais aliados na região, como a Arábia Saudita. A Síria e Bashar al-Assad são peças chave dentro deste jogo.

O presidente sírio, mesmo com a renovação das sanções, elogiou Obama e falou na eliminação de problemas que levem a maior estabilidade na região.

Ted Kaufman e Tim Walz não foram os primeiros a visitar Damasco levando a cabo a "política do diálogo" de Obama, e nem serão os últimos. Bashar al-Assad movimenta-se em praticamente todos os lados do complexo tabuleiro político da região e posiciona-se, desta forma, cada vez mais como uma peça fundamental nos movimentos políticos relacionados com o mundo árabe.

Nenhum comentário: