quinta-feira, maio 21, 2009

Reforma política no Brasil?

Parece que finalmente começa a se desenhar um esboço da reforma política brasileira. Pelo que se enxerga neste momento, dois pontos pautam as primeiras discussões: sistema de lista fechada para as eleições proporcionais e financiamento público de campanhas.

As duas propostas são complementares. O financimento público funciona casado com o sistema de listas fechadas, como acontece nos principais países europeus. O melhor seria ver o chefe de governo sair do topo da lista, como um sistema parlamentarista, mas aí a história já seria outra. Inegavelmente acredito que sistema de listas fechadas, no meu entendimento, é um avanço, pois trará o debate eleitoral para o nível das idéias e propostas de cada partido, o que despersonifica as eleições. O sistema atual, além de distorcido, gera confusão ao eleitor, que vota em um candidato e acaba elegendo outro.

Os líderes dos principais partidos apresentaram requerimento com pedido de urgência. Em reunião na residência do Presidente da Câmara foi traçada a estratégia para que o debate seja levado adiante. Para ter efeitos no ano que vem, como deseja o PT, a reforma deve ser votada até setembro. Existem, contudo, resistências: PT, DEM, PPS e PC do B são a favor. Contra já existem 133 votos: PR, PTB, PP e PSB. Para que lado tende o PSDB?

Nenhum comentário: