quarta-feira, maio 20, 2009

Pressão cerca Gordon Brown no Reino Unido

O partido conservador não dá trégua para Gordon Brown. O debate parlamentar desta semana foi acalorado. David Cameron enxerga neste momento sua grande oportunidade de passar a despachar em Downing Street.

Depois de ver seu partido enfrentar escândalos de gastos de seus parlamentares, o Primeiro-Ministro sofre com as denúncias diárias, especialmente aquelas publicadas no Daily Telegraph.

Para quem acreditava que a renúncia histórica do líder máximo da Câmara dos Comuns, Michael Martin, era suficiente, não contava que a pressão aumentaria e resultaria na suspensão de dois membros da Câmara dos Lordes. Lord Peter Truscott e Lord Thomas Taylor, ambos membros do Partido Trabalhista, foram suspensos por tráfico de influência. Recebiam entre 24.000 a 120.000 libras para aprovar emendas.

Gordon Brown resiste, mas seu governo balança. Antecipar as eleições legislativas pode ser perigoso para os trabalhistas. Brown apenas termina o mandato conquistado por Tony Blair e possui receio em enfrentar as urnas, especialmente em tempos sombrios para o Labour Party.

Do outro lado é a grande chance de David Cameron assumir o governo. Os Tories largam com vantagem. Se as eleições fossem hoje, os conservadores teriam 39%, contra apenas 28% dos trabalhistas.

Nenhum comentário: