O presidente americano, Barack Obama, de forma hábil, faz mais um movimento político perfeito. A indicação da juíza Sonia Sotomayor para a Suprema Corte.
Sotomayor é filha de porto-riquenhos e possui a trajetória típica daqueles que trilharam o sonho americano e venceram na vida, em especial para ela, sendo hispânica. Passou por dificuldades, diabética, teve infância humilde no Bronx, perdeu o pai aos 9 anos e com esforço e méritos próprios alcançou destaque, passou por Yale e Princeton e fez carreira como magistrada.
Obama precisava de um nome convincente do lado esquerdo do espectro político. Ela substituirá David Souter, tradicionalmente mais ligado aos democratas e suas políticas. Este seria o momento para Obama fazer este movimento, já que conta com um Congresso amplamente favorável. Depois das eleições do próximo ano, é provável que Obama perca essa maioria parlamentar.
Sotomayor começou a carreira de magistrada pelas mãos de George H. Bush, em 1991, e pelas mãos de Clinton avançcou na carreira.
Assim, salvo contrário, sua confirmação como membro da Suprema Corte é praticamente certa. Ponto para Obama, ele indicou uma hispânica para a mais alta corte do país, a primeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário