quarta-feira, junho 10, 2009

Mitchell e Solana movimentam-se

Javier Solana e George Mitchell movimentam-se pelo Oriente Médio. O assunto principal de todas as conversas é o Estado Palestino. Obama, durante seu giro pelo Oriente Médio, foi responsável por desencadear as discussões, já travadas nos bastidores por seus emissários, como já comentamos aqui.

Javier Solana fala pela Europa e Mitchell pelos Estados Unidos, que neste momento encontram convergência maior do que a usual sobre o assunto. A pressão sobre Netanyahu é forte e espera-se para este domingo alguma declaração (a favor do entendimento) do primeiro-ministro israelense. Certamente a história seria mais fácil se o líder do governo israelense fosse o Ehud Barak, hoje ministro da Defesa, ou Tzipi Livni, líder do Kadima. Bibi é sempre mais difícil de ceder.

Institucionalmente Israel já se posicionou por meio de Shimon Peres, seu Presidente. Ele já fala de fronteiras provisórias com um futuro Estado Palestino, que podem vir a se tornar definitivas.

Mitchell encontrou-se, juntamente com Solana, no lado palestino, com Mahmoud Abbas e de lá seguiu para o Egito para conversar com general Omar Suleiman, mediador-chefe das negociações de reconciliação entre os grupos palestinos. Seu roteiro ainda inclui Líbano e Síria depois de passar pelo Cairo. Minha opinião é que algo de concreto e muito interessante pode surgir dessas negociações.

Nenhum comentário: