segunda-feira, junho 15, 2009

BRIC reunido na Rússia

Os países do chamado Bric - Brasil, Rússia, Índia e China, concentram 40% da população mundial, 14,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, 12,8% do comércio e 25% da superfície terrestre do planeta.

A idéia central seria reunir potências emergentes, mas para completar o clube dito, emergente, ainda faltariam outros países, que certamente dariam maior envergadura ao grupo, como Coréia do Sul, Austrália e África do Sul, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que talvez falte aos membros do BRIC uma real agenda comum, pois os pontos divergentes talvez superem em muito os de convergência, a começar pelas barreiras comerciais que colocam de um lado Brasil e do outro China. Isto sem falar nos exportadores de commodities, como Brasil e Rússia e as colossais diferenças democráticas entre todos.

A reunião em Ekaterimburgo, nos Urais russos, não deve trazer novidades, apenas linhas gerais sobre assuntos da agenda internacional. Dmitri Medvedev, Hu Jintao, Manmohan Singh e Lula tem apenas uma oportunidade para reafirmar sua agenda ao lado de líderes internacionais.

Se nada de relevante surgir, como é o esperado, o BRIC corre o risco de tornar-se tão somente um acrônimo criado pelo economista Jim O'Neill do grupo Goldman Sachs.

Nenhum comentário: