segunda-feira, junho 29, 2009

Em Buenos Aires, Kirchner surge derrotado e abatido

Kirchner jogou tudo nesta eleição e apesar de este pleito estar longe de ser seu enterro político, o ex-Presidente argentino sofreu um duro golpe das urnas.

A diferença não foi brutal onde ele pessoalmente jogou com seu nome, mas foi suficiente para abater o líder do peronismo. Kirchner, em ato contínuo, deixou o comando do Partido Justicialista. As derrotas foram inúmeras, a começar pela província dele próprio, Santa Cruz, vencida pelo Acordo Cívico Social com 42,54% dos votos. As derrotas seguiram por Córdoba, Mendoza, Catamarca, Corrientes, Entre Ríos e Neuquén.

E a jóia da coroa, a província de Buenos Aires, também ficou com a oposição, com 34,58% dos votos. Os peronistas dissidentes aliados aos conservadores impuseram uma dura derrota a Kirchner.

Estas eleições possuem um caráter especial porque não deixam de ser uma ante-sala da disputa presidencial. Macri fortalece sua liderança, especialmente em Buenos Aires e um dissidente peronista está angariando votos e consolida-se, Francisco De Narváez. Estes, por enquanto, são os pesos pesados que se apresentam.

O importante é verificar o desgaste dos Kirchner, que apesar de ainda controlarem o Senado, perdem força no Parlamento. Será um ajuste crítico daqui para frente. Nestor já deixou o comando do Partido. Precisará de muita habilidade política par segurar o poder.

Nenhum comentário: