segunda-feira, agosto 17, 2009

Quase ex-Petista

Marina Silva anda desgostosa com o PT. No Ministério do Meio Ambiente pouco pode fazer. Seus seguidos embates com a antiga ocupante da pasta das Minas e Energia, Dilma Rousseff, tiraram sua empolgação com o governo Lula. Seu desafeto virou a toda poderosa da República, e agora, candidata ao Planalto.

Marina esperava um governo legitimamente de esquerda quando assumiu sua pasta. No poder, Lula juntou o clientelismo da década de 80 com a pragmatismo servil do Bolsa Família. Nada de idéias novas, apenas práticas antigas. Sobrou pragmatismo ao petismo Lulista ou esquerdismo ao petismo de Lula?

Bem, de qualquer forma, se Marina encarar o jogo a sucessão, pode trazer dor de cabeça exatamente para seu desafeto, Dilma.

Marina pode entrar para o PV, mas também possui as portas abertas do Psol de Heloísa Helena, que precisa reforçar o partido, mas quer mesmo é voltar ao cenário nacional pelas mãos do Senado.

O certo é que Marina, deixando o PT para trás, tem agenda, carisma e empatia para trazer problemas ao seu quase ex-partido. Se entrar para o jogo, desequilibra a partida.

Nenhum comentário: