terça-feira, agosto 25, 2009

Bernanke reconduzido por Obama

Para quem espearava mudanças radicais, Obama, por vezes opera surpresas. Depois de manter Robert Gates no Departamento de Defesa, agora chegou a recondução da política monetária com a indicação de Ben Bernanke. Indicado primeramente por republicanos, terá um novo mandato de quatro anos à frente do Banco Central americano, o Federal Reserve (Fed). É mais um nome trazido por Bush que brilha na constelação da administração do democrata.

Talvez Bernanke não fosse a primeira opção de Obama, mas dentro das circustâncias atuais, não convém realizar experimentações. Bernanke foi testado na crise atual e o anúncio de sua recondução seis meses antes do término do seu mandato sinaliza que Obama mira na estabilidade das políticas e diretrizes monetárias para vencer a crise.

Bernanke é criticado pela ala mais esquerdista do Partido Democrata, que o considera conservador, e pela ala conservadora do Partido Republicano que o considera um interventor. Mas no meio termo tem o apoio de republicanos e democratas que garantem uma tranquila recondução quando seu nome chegar ao Congresso.

Vamos torcer para que os ventos de um Banco Central independente soprem por aqui e assim como Bernanke, um Presidente de Banco Central brasileiro tenha um mandato fixo, deixando a política monetária a cargo de técnicos, longe da ingerência política. Agora, Bernanke terá sólidos quatros anos pela frente para trabalhar, sem pressões ou ingerências da Casa Branca.

Nenhum comentário: