sexta-feira, agosto 27, 2010

Vantagem de Dilma

A cada pesquisa a distância entre Dilma e Serra parece maior. A tendência já é de uma vitória em primeiro turno. O PT virou o jogo para cima de Serra e a cúpula tucana deve estar atônita com o vem assistindo. A derrota que se avizinha corre o risco de ser humilhante.

O principal trunfo da campanha de Dilma é a televisão. Foi nela que a candidata de Lula deu o mais importante passo para subir nas pesquisas. Ali, ambos apareceram juntos dando uma idéia do que ainda estava por vir. Os tucanos não entenderam o recado.

O programa de TV apresentado por Dilma é dinâmico, direto e impactante. Trouxe uma nova linguagem, moderna e objetiva. A presença de Lula sedimenta todo o processo. Ela pouco fala, mas os projetos e realizações são apresentados com uma clareza que atinge diretamente seu público.

Já o programa do PSDB situa-se em um patamar inferior. Não causa impactos, tampouco emociona. Patina ao tentar passar mensagens. Enquanto Dilma vende um país grandioso, Serra optou pela cadência simples e normal dos programas eleitorais do passado. Serra teria muito a mostrar, mais do que Dilma. Como Deputado, Senador, Ministro, Prefeito e Governador teve projetos e conquistas impactantes. Falta saber passar a mensagem. Na política talvez importe mais como a mensagem é passada do que a própria veracidade da mensagem.

Assim a distância aumenta. Acredito ser menor do que as pesquisas mostram, entretanto, não há como negar o momento pró Dilma. A TV apenas deixa claro que a diferença de qualidade visual se consolida em intenções de votos reais. Pior para Serra.

Nenhum comentário: