quinta-feira, agosto 05, 2010

Sinal de Alerta

A pesquisa CNT/Sensus traz muitas falhas, mas não deixa de uma certa forma de confirmar uma tendência. Dilma sobe e Serra desce. Tem sido assim nos últimos meses. O sinal mais importante da pesquisa é indicação de um padrão de comportamento do eleitorado, mesmo que seus números não sejam exatos e plenamente confiáveis.

Os últimos levantamentos devem ter feito soar um sinal de alerta na campanha de José Serra. Ele vem caindo onde era mais forte, especialmente em São Paulo, onde a diferença se mostra cada vez menor. Isso sem falar onde já vinha mal. São sinais de que algo deve ser mudado e a estratégia de campanha reavaliada. Alguns acreditam que nada deve ser mudado e que os debates e o horário eleitoral ajudarão a campanha a tomar fôlego. É arriscado. Pode ocorrer o inverso, dada a franca exposição de Lula ao lado de Dilma. Um Plano B deveria estar na manga da coordenação de campanha tucana.

Os números atuais fazem aliados debandarem, desestimulam palanques regionais e o desânimo pode contaminar toda a campanha. Inclusive tucanos tradicionais preferiram a alianças regionais que garantam sua recondução, mesmo que ao lado de oposicionistas no plano nacional. Do outro lado já discuti-se a formação do ministério de Dilma. Salto alto? Pode ser, mas o empresariado e as instituições já trabalham com a possibilidade real deste cenário.

A campanha é pesada. O governo está jogando todas suas fichas no projeto de continuidade. O trabalho do tucano é muito difícil, porém, não é impossível. Acredito que Serra, assim como seu slogan, pode mais. Mas o timing da reação pode estar passando da hora.

Nenhum comentário: