terça-feira, agosto 10, 2010

Fatos e Versões de Dilma

Durante sua entrevista no Jornal Nacional, Dilma fez várias afirmações, algumas indicando números, outras fatos. Acontece que muitos deles foram desmentidos logo após sua exposição no JN. A imprensa tratou de repercutir o que não era verdadeiro, mas como o impacto político, neste caso, refere-se mais a versão exposta do que ao fato propriamente dito, tudo deve ficar por isso mesmo.

A candidata segue o script pré-determinado pela assessoria. Precisou de muito treinamento para não vacilar nas respostas e apesar de nervosa conseguiu passar, sem maiores arranhões, uma versão pessoal e parcial para o grande público. Foi bem orientada.

Os temas relativos a inflação herdada de FHC, dados relativos ao saneamento, obras do PAC e tantos outros, podem ser melhor explorados nos debates que ainda estão por vir. Por exemplo, disse que o governo investiu R$ 270 milhões na Rocinha, mas o valor real não chega a 30% disso. O excesso de versões dos números e fatos apresentados pela candidata é um farto arsenal para Serra usar mais adiante.

A estratégia, contudo, tem dado certo. Dilma sobe nas pesquisas embalada por uma campanha com Lula a tiracolo, baseada em fatos e versões não tão críveis assim. Mas na política praticada atualmete no Brasil, infelizmente aquilo que é, na verdade é o que menos conta, mas a versão do que parece ser é o mais importante.

Nenhum comentário: