terça-feira, abril 09, 2013

FHC nega influência de Thatcher

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso negou, em entrevista, uma suposta influência das idéias de Margaret Thatcher em suas ações como Presidente do Brasil.

Por mais que soe estranho para muitos, FHC foi coerente em suas palavras. Seu governo possuiu um corte social-democrata, ao contrário do que se pensa. Taxado a maior parte do tempo de neoliberal, não soube explicar de forma efetiva suas reformas, sendo acuado pelo PT, que na época era oposição.

Fernando Henrique moveu-se em direção ao liberalismo, contudo nunca o adotou de forma plena. O Brasil não possuia mais capacidade de financiamento e vivia uma economia fortemente estatizada. Seu movimento foi de privatização de alguns setores, porém com forte regulação do Estado. Não enfretou sindicatos, nem foi além de privatizações pontuais. Fez o que era imperativo, necessário para economia naquele momento de implantação do Plano Real. Não traiu seus princípios.

FHC entregou um Brasil de cunho social-democrata para Lula, com as bases de um Estado forte com políticas de assistência social. Thatcher deixou um Reino Unido fincado em bases sólidas liberais para John Major, devolvendo a responsabilidade individual para os britânicos.

Cada um escolheu um caminho para modernizar a economia de seu País. Caminhos que não se confundem.

Nenhum comentário: