quarta-feira, abril 25, 2007

Finalmente Zapatero recebe a visita de um mandatário estrangeiro

Zapatero recebeu a visita de um mandatário estrangeiro. Isto é um fato que merece registro, afinal de contas, a Espanha de Zapatero segue fora dos grandes fóruns internacionais e distante da amizade dos grandes players do mundo.

A Espanha está literalmente na geladeira. Zapareto, que disse que aproximaria a Espanha da Europa, realizou uma sucessão de tolices, uma política externa débil que beira a idiotia. Conseguiu a hostilidade de Tony Blair, quando chamou o Primeiro-Ministro do Reino Unido de imbecil. Logrou a antipatia da Alemanha, quando chamou Angela Merkel, que hoje além da Chancelaria alemã ocupa a Presidência rotativa da União Européia, de fracassada. Subiu no palanque de Ségolène Royal na França, o que pode trazer a inimizade do provável vencedor, o franco favorito Sarkozy. Zapatero tenta também há tempos ser recebido na Casa Branca, sem sucesso. Os americanos não querem conversa com ele.

Ou seja, mantendo-se no eixo Venezuela, Irã e Cuba, párias da comunidade internacional, inimigos da democracia e dos Direitos Humanos, se coloca cada vez mais longe das decisões importantes do mundo.

Sua política externa é um fracasso.

Ah, quem visitou Zapatero foi Pervez Musharraf, presidente do Paquistão. E como não é bobo, depois de almoçar com o Presidente de Governo em Moncloa, foi recebido pelo Rei Juan Carlos com um jantar em Zarzuela.

Nenhum comentário: