segunda-feira, abril 30, 2007

Manifestação em Istambul

Esta sem dúvida foi a imagem do domingo, pelo menos aqui na Europa. A manifestação em Istambul foi muito bonita. O protesto foi convocado por setores laicos que não desejam a continuação da seguida "islamização" do país. 1 milhão de pessoas estiveram presentes.

O atual Primeiro-Ministro da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan decidiu, prudentemente, retirar sua candidatura para Presidência depois de uma manifestação de 400.000 pessoas na capital, Ankara, dia 14 de abril, contra ele. Em seu lugar, lançou a candidatura do ministro de Relações Exteriores, o islamista moderado Abdulá Gül. O Exército já mandou avisar ao governo que é um incondicional defensor do secularismo.

A Turquia é um belo e um dos raros exemplos de convívio pacífico entre islã e democracia, pelo menos até o momento. As manifestação alertam para o risco de aventuras golpistas. Valerá a pena ficar de olho nos movimentos do Parlamento turco (que elege o Presidente) nesta semana.

Sou partidário da entrada da Turquia na União Européia. A liberdade econômica do bloco certamente diminuiria o avanço islâmico. A Europa não pode mais fingir que nada acontece em suas fronteiras. Já é hora de trazer a Turquia para dentro do clube, pois certamente é muito melhor existir uma Turquia aliada aos valores ocidentais, do que cooptada pelo extremismo islâmico do Oriente Médio.

Nenhum comentário: