segunda-feira, abril 23, 2007

Sarkozy e Ségolène no Segundo Turno

A eleição francesa não apresentou grandes surpresas, mas algumas conclusões claras podem ser tiradas deste primeiro turno.

1. Sarkozy largou na frente. Com 11 milhões de votos, 31,11%, números superiores aos projetados pelos institutos de pesquisa, larga com segurança para o segundo turno. As primeiras sondagens apresentam o candidato da UMP com 54% de intenções de voto para o novo embate do dia 6 de maio.

2. Se existiu alguma surpresa, foram os eleitores franceses. O grande comparecimento foi um ponto importante desta eleição. 84,6% dos eleitores foram votar. A grande soma de votos de Sarkozy, com grande comparecimento, acaba com o mito de que quando todos votam, os socialistas ganham.

3. A bela Ségolène conseguiu resgatar a dignidade dos socialistas, depois de o fraco Jospin ter sido atropelado por Le Pen em 2002. Teve 25,84%. A dúvida que fica é: Terá fôlego para o segundo turno? Necessita, sem dúvida, do apoio de Bayrou. Pesquisas mostram que Royal teria 46%, insuficientes para bater Sarkozy.

4. Bayrou é o grande vencedor do primeiro turno juntamente com Sarkozy, que superou as expectativas, como já disse. Mas o centrista Bayrou, com seus 18,55%, poderá ser o fiel da balança no segundo turno. Se colocou em uma posição estratégica, tanto para a eleição de 6 maio, como para governar. É a nova força política do centro. Consolidou sua posição.

5. Por fim, o grande perdedor foi Le Pen. Não acertou nesta eleição. Pedeu votos para Sarkozy, um candidato mais conservador que Chirac em 2002. Le Pen estacionou nos históricos 10%, mostrando que seu êxito em 2002 não era real. Muitos de seus votos devem migrar para Sarkozy, mas Le Pen deve pregar a neutralidade.

Estas são as primeiras impressões do primeiro turno. Seguirei até 6 de maio comentando a eleição de nossos vizinhos franceses.

Resultado oficial (apurados 100% dos votos):

Nicolas Sarkozy (conservador) 31,11%
Ségolène Royal (socialista) 25,84%
François Bayrou (centro-liberal) 18,55%
Jean-Marie Le Pen (ultradireitista) 10,51%
Olivier Besancenot (extrema esquerda) 4,11%
Philippe de Villiers (direitista) 2,24%
Marie-George Buffet (comunista) 1,94%
Dominique Voynet (ecologista) 1,57%
Arlette Laguiller (extrema esquerda) 1,34%
José Bové (antiglobalização) 1,32%
Frédéric Nihous (ruralista) 1,15%
Gérard Schivardi (extrema esquerda) 0,34%.

Particiapação: 84,6%.
44,5 milhões de eleitores.

Nenhum comentário: