domingo, abril 01, 2007

A ampliação do Museu do Prado

O ex-Presidente de Governo, José María Aznar, sempre disse que se há algo que traduz a Espanha e que ao mesmo tempo enche de orgulho seu povo, é o Museu do Prado.

Aznar não poderia estar mais correto. O Prado é um desses lugares especiais do mundo, que ninguém deveria deixar de conhecer. Com um acervo belíssimo e de alta qualidade é, sem dúvida, um dos mais importantes museus do mundo.

A boa notícia é que ficaram prontas suas obras de ampliação. Em finais de outubro o Prado abrirá suas portas 50% maior, com 22.000 metros quadrados a mais.

A obra já durava cinco anos, iniciada no governo Aznar, e custou 152 milhões de euros, cerca de 6.000 euros por metro quadrado.

Agora teremos 40 salas a mais, onde se poderá acomodar muito do acervo que está atualmente guardado. Se espera que a exposição permanente receba 500 obras a mais. O museu é dono de cerca de 8.000 pinturas, das quais 1.000 estão expostas, 3.500 nos depósitos do Prado e 3.500 emprestadas para outros museus espanhóis.

A partir de 28 de abril já se poderá visitar a ampliação, mas a solene inauguração, como mencionei, será em finais de outubro, brindada com uma exposição dedicada aos pintores espanhóis do século XIX.

O Prado é a maior jóia da Espanha. Enquanto a ampliação não chega, aqueles que vem a Madrid, sugiro que não deixem de visitar a exposição temporária das obras de Tintoretto, que dura até maio.

Nenhum comentário: