quarta-feira, março 05, 2008

O Retorno de Hillary?

Existe uma vitoriosa na noite de ontem: Hillary Clinton. Sua vitória veio da superação, da volta por cima. Depois de estar perdendo no Texas, conseguiu virar o jogo e ganhar por estreita margem, o que eleitoralmente não diz muito, mas psicologicamente faz toda diferença.

Como previ, depois de conversar com algumas pessoas e ver o movimento das pesquisas, Hillary venceu em Rhode Island, Ohio e Texas.

Houve um perdedor na noite: Barack Obama. Sua derrota veio diretamente como resultado das vitórias de Hillary. Ele esperava liquidar a fatura na noite de ontem. Sem o Texas, ela balançaria, sem Ohio cairia. Mas a política opera de forma forma curiosa e na batalha travada nos dois estados, ela levou a melhor.

No dia seguinte volta-se ao jogo. Obama segue na liderança em número de delegados. Ele chegou aos 1.546 e ela aos 1.449. Nada mudou de forma absoluta e numérica, mas Hillary resgatou seu momento e mais importante do que isto, retirou-o das mãos de Obama. Este é o movimento político, que vai além dos números.

Nos movemos agora para Pennsylvania, onde ela também lidera, com 46%, contra 37% de Obama.

Nenhum comentário: