sábado, março 22, 2008

"Éste es un hombre que nos va a respetar"

Em meio a tormenta vivida por sua campanha nos últimos dias, Barack Obama mostrou um apoio até então inesperado e, portanto, forte o suficiente para alterar um pouco a posição dos ventos contrários.

Bill Richardson, governador do Novo México e antigo candidato nas primárias até a derrota em New Hampshire, apresentou seu endosso a candidatura de Obama.

Agora os dois fatos que mais interessam. Bill Richardson foi secretário de Energia de Bill Clinton e é o primeiro governador de origem hispânica na história dos Estados Unidos. Sua força perante o voto hispânico pode trazer aos braços de Obama um eleitorado que até este momento lhe era hostil.

As palavras de Richardson no Oregon, onde apresentou seu endosso ao Senador, não poderiam ser mais claras: "Éste es un hombre que nos va a respetar".

Não se enganem. O voto dos hispânicos, que sentem-se traídos pelos republicanos, pode ser decisivo na eleição geral. O futuro da América, sem dúvida alguma, repousa nos ombros daqueles que hoje fazem o papel dos antigos irlandeses e ingleses que um dia aportaram por lá. É principalmente dos braços dos imigrantes hispânicos, legais e ilegais, que máquina economica americana depende para se locomover.

Nenhum comentário: