terça-feira, março 18, 2008

Obama tenta tirar campanha de estado de crise

O reverendo Jeremiah Wright Jr, da Trinity United Church of Christ in Chicago, membro do comitê espiritual da campanha de Barack Obama, deixou seu posto na última semana, depois de inflamados discursos que deixaram marcas profundas na corrida democrata.

56% deixariam de apoiar Obama depois de realizar uma associação entre o candidato e o reverendo. Obama diz não concordar com as polêmicas e anti-americanas observações de seu pastor.

Obama é um ótimo orador e depois de negar esta associação várias vezes, hoje resolveu fazer um discurso para deixar clara sua posição. Ele fez suas ponderações direto da Filadélfia, onde está em campanha. Mas como ele não estava em um comício, como na maioria das vezes, fez um discurso direcionado.

Ele tocou finalmente na questão da raça, religião e falou sobre os fundamentos da América, enfatizando o preâmbulo da Constituição: "We the people, in order to form a more perfect union". Fez uma análise interessante sobre o passado e as bases sobre as quais o país foi construído.

Resta saber se ele foi convincente o suficiente para estancar a crise. As opiniões são controversas. Julgue você mesmo depois de assistir o discurso:
http://www.youtube.com/watch?v=pWe7wTVbLUU

Nenhum comentário: