terça-feira, março 04, 2008

Para além do Texas: Vermont, Rhode Island e Ohio

A maioria dos 15 delegados de Vermont devem ir mesmo para Barack Obama. Isto garante sua primeira vitória na noite de hoje. As pesquisas mostram uma vantagem entre 14% e 24%. Deve vencer com folga.

Enquanto isso, Rhode Island, e um pouco mais da metade de seus 32 delegados, tendem a ir para Hillary Clinton. Lá ela lidera as pesquisas com uma margem entre 5% e 10%. Números perigosos para gantantir sua vitória, mas que pela tendência deve se concretizar.

Ohio tende para Hillary, que ganhou fôlego na reta final, mas também com uma margem estreita. Apostaria em algo entre 5% e 10%, no melhor cenário para a Senadora. Assm, ela levaria estreita vantagem nos 161 delegados em disputa.

Se ela mantiver a vantagem no Texas, onde 226 delegados estão em disputa, de virada nas pesquisas, como é mostrado hoje, pode recuperar-se na soma geral, somando alguns valiosos pontos que deixariam sua candidatura viva.

A tendência no momento é: Texas, Ohio e Rhode Island para Hillary, mesmo que por margem estreita, e Vermont para Obama. Se isto se concretizar, ela volta a respirar e retira o "momento" político das mãos de Barack Obama. Para ela, melhor impossível, mas não desprezem a capacidade dele virar o jogo ainda nessas horas que restam.

Nenhum comentário: