terça-feira, setembro 11, 2007

Sarkozy e Merkel. A foto que fala por si

Esta é uma foto carregada de simbolismos. Ontem pela terceira vez Merkel e Sarkozy encontraram-se na qualidade de chefes, ela de governo, ele um híbrido, de Estado e governo, como sugere o modelo parlamentar francês.

O encontro foi no Palácio de Meseberg, nos arredores de Berlim e os temas foram os mais variados, mas a o que realmente marcou foi a sintonia entre os dois países fundadores da União Européia, França e Alemanha.

Ambos falaram de maior transparência nos mercados financeiros, sobre a participação da Siemens na francesa Areva e na constituição de um conselho de sábios que definiria o futuro da União Européia.

Particularmente não confio nesses conselhos, geralmente não funcionam. Mas a sintonia entre Merkel e Sarkozy dá um novo tom e fôlego para a União, por isto esta foto é tão importante. Falta certamente, apesar da boa intenção de Gordon Brown, um parceiro britânico a altura da ilha e de sua importância. Por enquanto França e Alemanha ainda são as estruturas basilares da União Européia.

Nenhum comentário: