quinta-feira, setembro 06, 2007

Polêmica na Suíça

Além de péssimos motoristas ou suíços são figuras curiosas. O cartaz que aparece na foto é do partido do povo suíço, que possui a maioria no Parlamento atualmente.

A polêmica está instalada porque o poster mostra a ovelha branca expulsando a preta de cima da bandeira do país. A questão toda é relativa a proposta de uma lei que retiraria a cidadania suíça e expulsaria a família de imigrantes condenados por crimes violentos e os relativos a drogas e fraude. Vale lembrar que a cidadania suíça é de obtenção muito difícil, mais restritiva inclusive que a austríaca, onde vivo e conheço com mais profundidade, que não confere nacionalidade pelo nascimento no território, o Jus Soli.

Se fala pela Suíça que os estrangeiros e imigrantes cometem mais crimes. Além disso, com maior desemprego, vivem em guetos, o que proporciona maior criminalidade. Mas seria equivocado enxergá-los somente como "vítimas". Existe muita história para ser contada.

Está certo que existe discriminação, entretanto, os imigrantes contribuem muito para isto. Fechados em guetos e bairros onde os "nacionais" não são bem vindos, aliados a forte imigração de baixo nível educacional (culpa de políticas equivocadas), resulta em uma parcela que não deseja se integrar nem fazer parte do novo país, mas deseja viver as custas e benesses do estado de bem estar social europeu.

Países como a Suíça já começam a apresentar os primeiros sinais de reação. São aspectos da Euroabia, já comentada anteriormente aqui, que começam a tomar forma mais definida. Problemas sérios e motivo de preocupação no Velho Mundo.

Em Tempo: a maioria dos suíços apóia o projeto em questão.

Nenhum comentário: