sábado, novembro 03, 2007

O fim da tolerância na Itália

De Madrid, Espanha. Tudo indica que a paciência dos italianos se esgotou. O alvo são os romenos, acusados de cometer uma onda de crimes na Itália. Os imigrantes deste antigo país socialista, que tornou-se pobre e triste durante a ditadura de esquerda de Ceauşescu, já chegam a 500.000.

O governo de Romano Prodi tomou uma decisão drástica, mediante um decreto urgente. A partir de agora, cidadãos membros de países da UE poderão ser expulsos da Itália. A varredura começou pelos romenos: aviões e ônibus já partem em direção a Bucareste cheios de cidadãos daquele país.

O italianos parecem satisfeitos com a medida, mas os romenos honestos sofrem a pressão pelos atos daqueles que danificam sua imagem. Uma equação difícil de resolver, mas já levada adiante por Prodi. A onda de crimes assustou os italianos, mas fica a dúvida sobre se esta é a melhor medida, afinal de contas em que sentido se move a União Européia? Afinal de contas, coisas como essas deveriam ter sido levadas em consideração quando a Romênia foi aceita na União. O Primeiro-Ministro romeno, Calin Tariceanu, já está com viagem marcada para Roma.

Agora acusam os italianos de xenófobos. Certamente os que fazem essas acusações aos italianos não passaram ainda uma temporada em Viena...

Ao fim e ao cabo fica a pergunta: quantas UE's existem dentro da UE? E neste caso, existe realmente uma UE?

Nenhum comentário: