sexta-feira, novembro 16, 2007

A volta do Partido Único na Rússia?

De Viena, Áustria. Este cartaz ao lado faz parte da campanha do patido de Valdimir Putin para as eleições parlamentares que ocorrerão em dezembro. Como já disse aqui, a tática anunciada por Putin para manter o poder passa pela Duma.

Proibido constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato, Putin anunciou que encabeçará as listas de seu partido para as eleições parlamentares. Isto leva a uma situação inusitada. Com altas taxas de popularidade, Putin será uma locomotiva de atração de votos para seu partido, Rússia Unida. Este fato servirá praticamente para extingüir o pluripartidarismo no país.

A lei eleitoral russa fixa uma cláusula de barreira de 7% para os partidos políticos. Na atual situação, com Putin encabeçando as listas da Rússia Unida (RU), este atingiria 67% dos votos, ou 372 deputados. O único outro partido capaz de ultrapassar a cláusula será o comunista, com 14%. Vale lembrar que a Duma possui 450 deputados.

Portanto, a impossibilidade de um terceiro mandato consecutivo servirá de justificativa para a avassaladora vitória da Rússia Unida, pelas mãos de Putin. Depois de conseguir praticamente o controle total do parlamento, o atual Presidente poderá voltar ao Kremlin.

A disputa presidencial para escolha daquele que esquentará o lugar para a volta de Putin ao poder está equilibrada. Serguei Ivanov tem 25% e Dmitri Medvedev 24%. Mas aposto minhas fichas em um candidato mais fraco, que não faça sombra para a volta de Putin, o atual Primeiro-Ministro Victor Zubkov, que já possui 20% e será catapultado a uma vitória com a ajuda do Presidente, se for escolhido como candidato dos "siloviki".

Dezembro poderá ser o mês da grande virada sonhada por muitos na Rússia, o dia em que o país voltará aos tempos de partido único, praticamente institucionalizando a lei dos "siloviki". Mas como sempre digo, por enquanto, "nyet faktov, tolko versii". A conferir, com extrema atenção. Vale lembrar que observadores internacionais não serão admitidos para acompanhar as eleições.

Nenhum comentário: