quinta-feira, novembro 01, 2007

O massacre de Madrid, sem autoria intelectual

De Turin, Itália. Finalmente o julgamento do massacre de 11 março em Madrid, aquele que matou 191 pessoas, e levou os socialistas ao poder na Espanha, chegou ao fim.

O resultado é decepcionante, muito aquém do que todos esperavam, especialmente as famílias daqueles que padeceram frente a carnificina dos terroristas.

Sempre aprendi, que para descobrir o autor de qualquer ato, mesmo que seja oculto, é preciso perguntar-se quem ganha e quem perde. Está claro quem ganhou e perdeu com o 11-M em Madrid. O ETA tirou a política agressiva anti-terrrorista do Partido Popular do caminho, reorganizando-se e rearmando-se nestes quatro anos de Zapatero. O radicais islâmicos conseguiram que os militares espanhóis deixassem a missão no Iraque. Os socialistas e Zapatero foram alçados ao poder. A Espanha caiu de joelhos, acovardou-se frente ao terrorismo e cedeu a suas chantagens calibradas com bombas, quando elegeu o PSOE.

Muito ocorreu naqueles dias. Os socialistas, abastecido com fontes no serviço de inteligência, recebiam informações mais rapidamente que o Ministério do Interior, e assim conseguiram manipular a opinião pública. Altos dirigentes socialistas, inclusive antigos valetes do partido, foram a uma penitenciária visitar o antigo chefe de inteligência de Felipe González. Repito, muito ocorreu entre 11 e 14 de março de 2004.

Os ataques não tiveram característica suicidas. Eram somente islâmicos? E os encontros entre o ETA e terroristas islâmicos na Argélia antes dos ataques?

O resultado do julgamento, como disse, decepcionou. O primeiro ponto triste está claro: não foi possível determinar a autoria intelectual do atentado - exatamente o ponto fulcral para encontrar algum vestígio do ETA. Mohamed, "o egípcio" não foi condenado por isso. Hassan el Haski e Yousef Belhadj não foram condenados por serem cérebros do atentado. Emilio Suárez Trashorras, Jamal Zougam e Otman el Gnaoui condenados apenas pela materialidade. A pergunta permanece: Quem planejou o atentado?

Vejam a fellicidade dos terroristas na foto, enquanto era lida a sentença. A foto fala por si. Entendo, portanto a indignação de uma das mães das vítimas, que disse: "¿Qué mierda de justicia es ésta?"

Quem quiser entender mais sobre este brutal atentado, sugiro que assista ao vídeo: "11 M - Tras la masacre" no seguinte endereço:
http://documentos.fundacionfaes.info/es/multimedia/show/M00004-00

Nenhum comentário: