De Washington, DC, EUA. Durante a noite de ontem a Atlas Economic Research Foundation realizava seu Annual Freedom Dinner, no hotel The Willard InterContinental. Distante cerca de 800 metros de nós, na mesma Pennsylvania Ave, Sarkozy era recebido na Casa Branca por George Bush.
A capital americana abriu suas portas para Sarkozy. A imprensa deixou isto muito claro. Aqui em Washington ainda existe um ressentimento pela forma dura e instransigente de Chirac em relação ao Iraque, mas as feridas parecem ter cicatrizado e o atual Presidente francês é o responsável por isto.
Mas isso não significa submissão ou apoio incondicional. Quem viu a postura e a lição que Sarkozy passou na jornalista americana Lesley Stahl do programa "60 Minutes" da CBS não tem dúvida disso. O Presidente francês apresenta-se sobretudo como um bom amigo dos EUA. Defendem os mesmos valores e ideiais e por isso naturalmente convergem em posições políticas comuns.
O fato é que as relações entre França e Estados Unidos estão em outro patamar e o discurso de Sarkozy hoje aqui em Washington certamente deixará isto claro. Vamos acompanhar como será recebido no Capitólio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário