terça-feira, setembro 15, 2009

Hatoyama chegou lá

A eleição de Hatoyama é um marco na política japonesa, pois retira do poder o Partido Liberal Democrático, que governou o Japão desde sua fundação, em 1955.

A incógnita sobre o futuro do Japão reside nas mãos de Hatoyama. Eleito com o discurso de ruptura e mudança, no fundo Hatoyama sabe exatamente onde está pisando. Ele já foi do PLD no passado, já exerceu seis vezes o mandato parlamentar e sua família tem um logo histórico na política japonesa. Seu avô, Ichiro Hatoyama, foi Primeiro-Ministro e seu pai foi Ministro das Relações Exteriores.

A dúvida está nos rumos que Hatoyama e seu partido desejam dar ao Japão. A última experiência do Partido Democrático no poder, entre 1993 e 1994, foi um fracasso. Cabe ao novo gabinete sepultar os fantasmas do passado e fazer um governo digno dos votos recebidos.

O caminho que Hatoyama deve seguir começa pela esquerda, pois governará em coalizão com a Esquerda Social-Democrata e o "Novo Partido do Povo". Ou seja, sabemos de onde parte o novo governo, mas onde este chegará ainda é uma incógnita. Hatoyama chegou lá. Agora deve mostrar a que veio.

Nenhum comentário: