quarta-feira, setembro 09, 2009

Obama na sala de aula

Obama gerou polêmica no início do ano escolar nos Estados Unidos. Sua idéia era fazer um discurso para os alunos em seu primeiro dia de aula. A repercussão negativa se espalhou, especialmente em um país como os Estados Unidos, que não é dado a esse tipo de coisa.

Assim sendo, a Casa Branca divulgou previamente o teor do discurso para que os pais pudessem decidir se mandariam ou não seus filhos para escola no dia que seria transmitida as palavras do Presidente. Houve manifestações em frente a muitas escolas por toda a América e muitos pais realmente deixaram seus filhos em casa, afinal de contas, nenhum aluno é obrigado a ouvir Obama.

A transmissão não foi obrigatória e o discurso foi ameno e tranquilo, evitou polêmicas e soou bem aos ouvidos, inclusive de alguns republicanos. Mas nada que afaste o ato em si, repudiado por muitos que buscam preservar o senso de liberdade e democracia no País.

Passada a polêmica, agora Obama fala para gente grande. Quer aprovar a reforma do sistema de saúde custe o que custar. Será que consegue? Além de amaciar os republicanos, terá que convencer uma importante parte de sua base democrata.

Nenhum comentário: