terça-feira, outubro 27, 2009

Segundo Turno no Uruguai

Muitos acreditavam que o Frente Amplo levaria a melhor já no primeiro turno no Uruguai. Mas diversos fatores apontavam em sentido contrário.

O primeiro problema de José Mujica, candidato do Frente Amplo, foi a falta de apoio do popular presidente Tabaré Vazquez. O candidato do presidente atual perdeu a disputa interna e Vazquez não fez muita questão de apoiar Mujica. O Presidente atual ostenta 65% de popularidade e o candidato de seu partido obteve 47,5%.

Outro problema de Mujica foi o aumento das intenções de voto dos Independentes, mas especialmente dos Colorados, que depois de saírem enfraquecidos do último pleito nacional, encontraram novamente o rumo de uma boa campanha e cresceram consistentemente. Se em 2004, alcançaram somente 10%, desta vez seu candidato, Pedro Bordaberry, chegou a 18%.

Os Blancos, que vão disputar o segundo turno com o Frente Amplo, chegaram a 29%. Lacalle, ex-Presidente, chegou ao segundo turno, mas viu seu partido perder votos em relação a última eleição, onde haviam chegado com 34%.

Mas a sensação ainda é Mujica, que com 47,5%, tem fortes chances de vencer, mesmo sem o claro apoio de Tabaré Vazquez.

Um comentário:

thiagomiota disse...

É a cara do América do Sul destoando. A esquerda leva.