quarta-feira, outubro 14, 2009

Os novos sócios

A União Européia pretende ampliar suas fronteiras. Os candidatos já pré-aprovados são Croácia e Islândia. A primeira evidencia o avanço em direção aos Balcãs e a segunda no país que esteve no epicentro da crise financeira.

A Croácia se adiantou em relação a outros candidatos e efetuou as reformas necessárias para fazer parte do clube. Ainda existe trabalho a ser feito, contudo, no tocante a reforma judicial, combate a corrupção e ao crime organizado, muitos avanços foram alcançados.

Quanto a Islândia, que deve ser admitida junto com a Croácia, muito pouco precisa ser feito, a não ser a adequação de alguns parâmetros jurídicos ao sistema europeu.

A entrada da Croácia abre uma porta importante nos Balcãs. A Macedônia já abriu negociações para sua adesão, além da Albania e Montenegro já terem solicitado também seu ingresso. Esta expansão é um importante capítulo da União Européia e é vista com entusiasmo em Bruxelas.

Enquanto isso, a Turquia, que ainda sofre com a oposição clara de França e Alemanha, precisa avançar em muitos pontos antes de chegar lá. Por enquanto, somente Croácia e Islândia já tem presença quase garantida em Bruxelas em breve.

Nenhum comentário: